Por Willian Lustosa (texto) e Sérgio Gama (fotos)
No encerramento do IX Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão, o Professor Antônio Carlos Caruso Ronca, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), apresentou a palestra "A qualidade da educação superior e a sustentabilidade do país". O professor promoveu uma discussão acerca de três grandes temas: Educação, Brasil e Sustentabilidade. Antônio Carlos citou poetas e fez grande menção a cultura para exemplificar as questões discutidas.
Segundo o professor, o Brasil teve um grande avanço socioeconômico nos últimos 20 anos, mas alerta que, apesar da melhora, o país cresce em ritmo lento. Para exemplificar, o Presidente do CNE apresentou um dado que comprova que de 2007 para cá, houve um aumento de 13% dos estudantes que permanecem na escola até o ensino médio. Apesar do crescimento, ele revela que 50 % dos jovens brasileiros não chegam a cursar esta etapa de ensino.
O professor faz críticas à sociedade capitalista e sentenciou que a sustentabilidade só pode ser plenamente alcançada quando a população mundial começar a analisar e modificar os padrões de consumo. Para Antônio Carlos, mudar a situação do planeta não depende apenas de atitudes, mas sim de uma filosofia. “Sustentabilidade é um valor, e valores são pensamentos que escolhemos seguir”, declarou Antônio Carlos.
O presidente do CNE resolveu encerrar a palestra com um apelo aos jovens que o assistiam no auditório. Citou o poeta modernista, Carlos Drummond de Andrade, com os versos do poema Mãos Dadas, e o compositor brasileiro Paulinho Moska com a poesia Espaço Liso. Para o professor as duas obras servem como um guia para o futuro; com Moska ele faz um paralelo com a luta do jovem para um futuro melhor e com Drummond ele mostra que não se devem perder as esperanças apesar das adversidades.
0 comentários: