A doença transmitida pelomosquito Aedes aegypt pode até matar
Por Carla Carolina e Talita Diniz
O mosquito da dengue depositaseus ovos em diversos locais onde exista água parada, que rapidamente setransformam em larvas, que dão origem às pupas, das quais surge o adulto.Somente as fêmeas se alimentam de sangue para maturação de seus ovos.
Geralmente, os sintomas da denguecomeçam repentinamente, e duram de cinco a sete dias. A pessoa infectada temfebre alta (39 a 40 graus), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nasarticulações, indisposição, enjoos, vômitos, manchas avermelhadas na pele e dorabdominal, entre outros sintomas.
- Distrito Federal registra 885 casos de dengue
- Distrito Federal lança campanha de prevenção da dengue
Os sintomas iniciais da denguehemorrágica se assemelham aos da dengue clássica. Após o terceiro ou quarto diade evolução da doença, a dengue hemorrágica pode provocar sangramentos nasais,gengivais, urinários, gastrointestinais e uterinos.
Prevenção
A ação mais simples paraprevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existemvacinas ou medicamentos que combatam a doença.
A regra básica é não deixar aágua, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente. Por isso, éimportante que a população colabore para interromper o ciclo de transmissão econtaminação. Em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.
0 comentários: