Por Kaká Guimarães
Foto: Luiz Cunha |
O centro de saúde foi preenchido por uma onda de alegria. Tinha palhaço, mágico, brincadeiras, cama-elástica, bolos, salgadinhos e docinhos. Mas nem sempre é assim, durante a semana o Hospital Dia atende cerca de três mil pessoas que passam por lá para tomar medicamentos.
No meio a tantas dificuldades na saúde pública do DF há esperanças no sorriso de pessoas que amam o que fazem. É o caso da enfermeira Alessandra Lacerda, servidora da Secretaria de Saúde do DF. “No hospital, nós acolhemos, informamos e tranquilizamos os pacientes. A relação de confiança e amizade que construímos é muito forte. Muitos deles são discriminados pela sociedade e sofrem traumas horríveis. Aqui eles recuperam a autoestima e resgatam sua fé e identidade.”
A Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos oferece serviços voluntários a instituições interessadas. Por meio de seu projeto de voluntariado tem visitado hospitais, creches, asilos e outros locais onde falta solidariedade. Segundo a Gerente de Voluntariado Jéssica Oliveira, quem precisar da ajuda de voluntários pode entrar em contato pelo telefone: 3355 8000.
0 comentários: