Após receber sugestões do Ministério Público, o governo prorrogou em 40 dias o prazo para licitação dos novos ônibus no Distrito Federal. Entre as principais alterações, está a renovação de 90% a 100% da frota. A substituição dos ônibus será feita de uma vez e sem aumentar o valor da passagem. A proposta inicial era trocar, no máximo, 15% da frota antiga, sendo que o restante seria renovado gradativamente.
Para evitar o aumento das tarifas, somente ônibus articulados, os BRTs, que circularão nos corredores exclusivos, virão equipados com ar-condicionado. O aparelho será opcional nos demais.
Outra mudança é a adoção de veículos movidos à energia elétrica e biodiesel para reduzir a emissão de poluentes.
Todos os veículos serão monitorados via satélite por um centro de controle operacional. O objetivo é evitar os atrasos e possibilitar aos passageiros a consulta dos horários dos coletivos que serão enviados pela internet e disponibilizados em painéis nas paradas de ônibus.
As medidas são aguardadas com ansiedade pela população da cidade, que reclama das condições atuais dos ônibus. “A rodoviária é um depósito de ônibus velhos”, reclama Darli Machado, 49 anos, moradora de São Sebastião. “Já cansei de pegar ônibus quebrado. Muitas vezes, chove dentro do coletivo”, conta.
Essa também é a opinião de Edson Justino, 39 anos, balconista. “O transporte público está péssimo. Faltam linhas, os ônibus atrasam, a frota é muito velha. A média de idade dos coletivos é de 14 anos, e deveriam ser trocados com, no máximo, sete”, avalia.
A licitação dos novos ônibus está prevista para acontecer dia 28 de maio e a renovação da frota se inicia ano que vem. Em entrevista à Agência UniCEUB, o subsecretário de políticas de transporte e trânsito, Luís Fernando Messina, diz que haverá integração do sistema e operação por regiões. "O DF tem uma característica peculiar. Ele é extenso e concentra empregos no centro. Resolveu-se, por isso, operar por bacias", explicou.
Frota do DF é antiga e será renovada (Antonio Cruz / ABr) |
0 comentários: