Receita para saúde mental e condicionamento físico
A correria do dia a dia faz as pessoas terem cada vez menos tempo para refletir e simplesmente relaxar, o que acarreta na doença do novo século: o stress. E, para amenizá-lo, são procuradas frequentemente atividades como acupuntura, massagem e exercícios físicos como o Tai Chi Chuan, que pode ser praticado gratuitamente na asa norte.
Criado há quatro séculos, na China, o Tai Chi nasceu como uma arte marcial, na maioria das vezes, focada em luta. Entretanto, para algumas pessoas, inclusive mestres em Tai Chi Chuan, o foco da atividade mudou. Meditação e equilíbrio tornou-se o principal objetivo.
Para o Mestre Taiwanês Joseph Woo, por exemplo, este é o foco da prática. Há 37 anos, quando chegou em Brasília, o mestre começou a praticar a arte marcial em uma área de esportes entre as quadras 104 e 105 norte. Passado um tempo, começou a atrair olhares e reunir adeptos. O resultado disso são trinta e sete anos de aulas gratuitas para qualquer olhar curioso.
De lá para cá foram formados outros mestres, que começaram a ministrar aulas também. O movimento foi tão grande que, em 2007, o local onde se pratica o Tai Chi Chuan foi tombado e passou a chamar Praça da Harmonia Universal.
O engenheiro civil, Edimilson Torres, começou a praticar a arte marcial na entrequadra da asa norte, há cinco anos, e nunca mais parou. Para ele, o Tai Chi se diferencia de outras atividades por ter o foco no interior das pessoas, e não no exterior. “Aqui na Praça da Harmonia Universal a gente se exercita, sai alongado, relaxado e com um condicionamento físico bom, mas não transpira como se estivesse em uma academia”, opina Edimilson.
O Tai Chi pode ser praticado na Praça da Harmonia Universal, na entrequadra 104-105 norte, de segunda a sexta, às 6h00, 7h30 e 19h30. E sábado e domingo, às 7h00 e 8h00.
0 comentários: