Anúncios em pet shops, jornais e até mesmo espalhados pelas ruas de cachorros desaparecidos. Os donos que perdem seus animais recorrem a esses meios na esperança de reaver seus bichos de estimação, como aconteceu com a funcionária pública, Rosa Maria, 46 anos. Quem perdeu o animal de estimação pode procurar o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
Dona de um Cocker Spaniel, Rosa teve essa experiência. “Com três meses, o Tobias viu o portão aberto e fugiu. Mas quando notamos a ausência dele, já estava longe e não o encontramos”, relatou. A funcionária pública lembra que colocou cartazes com foto do cachorro espalhados pela cidade, anunciou na rádio local e ofereceu recompensa em dinheiro para quem o achasse. “Não tinha outra coisa para fazer. Além de colocar cartazes pela cidade, eu peguei o carro e fiquei andando pelas ruas para ver se o encontrava”, conta.
Após um dia do sumiço, uma mulher que havia encontrado o cachorro viu o cartaz e o reconheceu. “Essa mulher, que eu nem me lembro o nome, me ligou e disse que tinha encontrado ele e levado para casa dela. Ela levou o Tobias lá em casa e eu dei o dinheiro que havia prometido no cartaz”, afirma. Para alívio de Rosa Maria, o desespero sem o seu cachorro durou apenas um dia e, depois disso, os cuidados para que isso não acontecesse de novo aumentaram.
O estudante de Direito, Wendel Alves, 21 anos, não teve a mesma sorte. Sua Pincher, a Mel que tem cinco anos, fugiu de casa há um mês e até hoje não foi localizada. “A Mel sempre foi doida com a rua, quando via o portão aberto ela ficava louca querendo sair. Em uma dessas, ela fugiu e não voltou mais”. Wendel contou que durante uma semana ele a procurou, mas que com o passar do tempo ele foi perdendo as esperanças e acabou comprando outro cachorro.
O local abriga cães e gatos recolhidos na rua e que estejam sem identificação. O telefone do CCZ é 3341-1682 e o local fica na Estrada Contorno do Bosque, lote 04, entre o Setor Militar Urbano e o Hospital de Apoio.
0 comentários: