Transporte lidera reclamações na Ouvidoria do GDF

A saúde pública fica em segundo lugar no ranking das reclamações, com 22%, seguida pela educação, com 9%.

Por Bruna Cravos, Gabriela Vogado e Paulo Rocha


O transporte coletivo foi o serviço púbico com maior número de reclamações na Ouvidoria do governo do Distrito Federal no primeiro trimestre de 2012. Das 34.358 queixas registradas entre janeiro e março deste ano, 9.963 foram relacionadas a esse serviço, ou seja, 29% do total.
Para a estudante Débora Carvalho, que pega ônibus todos os dias, o resultado não é nenhuma surpresa. “É claro que o transporte está no topo do ranking. As reclamações são muitas: o horário que eles disponibilizam no site quase nunca está correto, então não dá para contar que o horário que você precisa sair para trabalhar, por exemplo, é o que o ônibus vai passar; na maioria dos dias eles são muito lotados; e ainda estão caindo aos pedaços. Além disso, os motoristas andam rápido e muitas vezes que você faz o sinal eles acabam passando direto. E mesmo com tudo isso a passagem ainda é cara. É um descaso com a população.”
Segundo a ouvidoria, no ano passado, o transporte já era o serviço público com mais reclamações por parte da população. Dos 43.725 registros em todo o período, 30% foram relacionados ao setor.
Segundo a estudante, Jéssica Matys, a situação não é boa, mas ainda assim é importante destacar as melhorias que vem acontecendo. “A gente sempre fala do lado ruim, mas agora pegar ônibus em Brasília tem tido um lado bom: a faixa exclusiva. Com ela pelo menos tem dado para chegar no horário.”
Em segundo lugar no ranking das reclamações está a saúde pública, com 22%, seguida da educação, com 9%. Além das reclamações também foram registradas solicitações de serviço, sugestões e elogios.

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