LANÇAMENTO DE LIVRO: AS ASAS DO MESTRE

 Por Valentim Viana e Veltz Capone

O livro “As Asas do Mestre” , de Luiz Renato Vieira, foi lançado nesta sexta-feira, 11 de maio, no restaurante e bistrô Rayuela, na quadra 412 sul. 
A obra conta a história real de um brasileiro, professor de capoeira.  Mestre Ousado é um capoeirista dos tempos atuais, que enfrentou preconceitos, mas sempre acreditou no valor da arte-luta que hoje é reconhecida como patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil.
Partiu para a Europa e encarou desafios para levar a capoeira para o mundo. Mais tarde seguiu para Ásia, Cingapura, e continua firme em seu proposito de divulgar a arte-luta. “Mais do que relatar sua experiência como mestre, Ousado nos dá lições de como lidar com as dificuldades cotidianas”, conta Luiz Renato Vieira.

Reconhecimento
Depois do carnaval, a capoeira é o produto brasileiro mais conhecido no exterior. Apesar de ser uma expressão cultural genuinamente brasileira, há muito tempo deixou de ser uma arte confinada às fronteiras do nosso país. No início do século passado, a arte-luta era considerada um crime previsto no código penal. Hoje, segundo o presidente da Confederação Brasileira de Capoeira (CBC), Sérgio Luiz de Souza Vieira,  ela é praticada e extremamente valorizada em 132 países.
Mestre Luiz Renato Vieira é um exemplo do capoeirista contemporâneo que cresceu dentro de uma realidade onde a capoeira era pouco difundida fora do Brasil. Atualmente viaja pelo mundo mostrando o lado mais autêntico da verdadeira capoeira tradicional do Brasil.
Luiz Renato é sociólogo, mestre em politicas públicas e doutor pela Universidade de Sorbonne, na França. Ele foi um dos primeiros a desenvolver teses acadêmicas sobre capoeira. Ministra aulas de capoeira há trinta anos e, desde 2010,  pesquisa com seus alunos a história da capoeira . O grupo se reúne para estudos e debates semanalmente na UNB. E o resultado desse trabalho é o livro “As asas do Mestre”.
Quem quiser adquirir a obra pode entrar em contato pelo e-mail mestreluizrenato@uol.com.br. Em breve o livro também estará nas livrarias.

Author

Written by Admin

Aliquam molestie ligula vitae nunc lobortis dictum varius tellus porttitor. Suspendisse vehicula diam a ligula malesuada a pellentesque turpis facilisis. Vestibulum a urna elit. Nulla bibendum dolor suscipit tortor euismod eu laoreet odio facilisis.

0 comentários: