A temida apresentação da monografia

Os percalços e dificuldades dos alunos na conclusão do curso.
Por Ilza Gonçalves e Flávia Otero
Final de semestre é sempre igual: enquanto  professores se esforçam para cumprir o conteúdo programado, alunos suam a camisa com os trabalhos e provas finais. Porém uma parcela de estudantes tem de conviver com uma pressão a mais neste período: a temida monografia.
Também conhecida como Trabalho de Conclusão de Curso, a monografia consiste em uma pesquisa acadêmica, em que o aluno que pretende obter o título de graduação elabora um trabalho para uma banca avaliadora. Por meio da abordagem de um assunto específico, é desenvolvido um problema de pesquisa que pode ser analisado por revisões bibliográficas, entrevistas e até trabalhos práticos, dependendo da área de conhecimento.
O jornal Esquina entrevistou alunos da Faculdade de Comunicação Social do UniCeub para saber como andam os ânimos dos estudantes que vão se formar.
O estudante Tarso Veloso, 24 anos, é um deles. Ele conta que escolheu o tema da monografia a partir de sua experiência profissional no jornal Valor Econômico. “Trabalhar e fazer monografia é muito difícil, optei por uma área que tivesse maior infraestrutura e facilidade de fontes”, enfatiza. Tarso diz, ainda, que agora está seguro para fazer a defesa, na próxima terça-feira. “Fiquei tenso para preparar, fiquei preocupado com prazos, agora, como sei que o trabalho ficou bom, estou seguro”, comenta.
Gabriela Coelho, 21 anos, sempre foi apaixonada por jornalismo político, ontem defendeu seu trabalho para a banca de professores, e comenta o nervosismo. “É claro que fiquei tensa, pensei mil coisas, mas depois vem a sensação de dever cumprido e agora me sinto aliviada”. A estudante foi aprovada nesta quinta-feira.
O professor Sérgio Euclides Souza, que ministra uma oficina de preparação para os alunos, diz que “a monografia é um ritual de passagem do estudante para a vida adulta”. Ele afirma, ainda, que é o momento em que a sociedade quer saber as condições de desempenho de quem vai entrar no mercado, da capacidade do estudante de produzir uma pesquisa.

Author

Written by Admin

Aliquam molestie ligula vitae nunc lobortis dictum varius tellus porttitor. Suspendisse vehicula diam a ligula malesuada a pellentesque turpis facilisis. Vestibulum a urna elit. Nulla bibendum dolor suscipit tortor euismod eu laoreet odio facilisis.

0 comentários: