Diminuição da faixa etária para doar sangue não aumenta estoque

Por Ludmyla Barbosa
Video e Fotos: Luiz Leão

A partir desse ano os doadores de sangue não precisam ser maiores de idade. Jovens com mais 16 anos podem ser voluntários. Segundo informações da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), com a menor faixa etária, o Hemocentro pretende conscientizar os jovens cada vez mais cedo para a necessidade de colaborar.

Apesar do Hemocentro abrir as portas para mais doa dores,os estoques do hemocentro estão em baixa. A chefe de captação do FHB, Lauciene Maria, afirma que os menores de 18 anos começaram a aparecer, mas ainda não foio suficiente para alavancar a quantidade de sangue estocado.
Dados publicados no Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia (HEMO/2011) mostram o quanto a sociedade brasileira está longe de atingir o número ideal de doares, que varia de 3% a 5% da população doando uma vez por ano. Hoje esse número é de aproximadamente 1,9%. 
Lauciene explica que todos os tipos sanguíneos então em falta. Quando isso ocorre, o hemocentro recorre à “doação convidada”. Isso quer dizer que a fundação liga para antigos doadores, já registrados, para chamá-los a doar. Ela garante que a ação consegue aumentar de forma relevante os estoque sem períodos de crise.
Impulso- A estudante de técnica em odontologia, Jéssica Neiva, 21, se voluntariou pela primeira vez depois do convite da escola onde estuda em Planaltina, a 38quilômetros de distância. “Sempre tive vontade de doar, só faltava aquele impulso, o pessoal foi nos chamar, eu acabei vindo”, confessa Jéssica.
A colega dela, Elaine Fernandes, 32, doa sangue há dois anos e não perdeu a oportunidade de se juntar ao grupo para doar sangue pela oitava vez. Ela diz que é muito importante se conscientizar porque é um ato de solidariedade que salva muitas vidas.  

Author

Written by Admin

Aliquam molestie ligula vitae nunc lobortis dictum varius tellus porttitor. Suspendisse vehicula diam a ligula malesuada a pellentesque turpis facilisis. Vestibulum a urna elit. Nulla bibendum dolor suscipit tortor euismod eu laoreet odio facilisis.

0 comentários: