A estudante Marcelle Pereira na defesa do TCC |
Para isso, Marcele exibiu para os surdos algumas propagandas que tratavam do tema inclusão de deficientes na sociedade. Após a exibição, foi perguntado a eles o que entenderam e acharam. A dinâmica de grupo funcionou na língua de libras e, com legendas em português, os surdos mostraram pouco entendimento sobre o contexto das publicidades e uma enorme indignação com a falta de comprometimento dos publicitários em entender quais são as suas reais necessidades de inserção.
Muitos dos surdos falaram que as propagandas eram extremamente humilhantes, pois até a tradução em libras que é colocada no canto da tela da TV foi considerada de péssima visualização. Segundo a pesquisa, as legendas em Português nos informes publicitários também não são uma solução, já que muitos surdos não entendem a relação do texto com a imagem e som.
A conclusão que os professores e alunos que participaram da exposição do trabalho chegaram é que é necessária uma maior aceitação dos surdos na sociedade e uma inclusão que saiba respeitar a cultura surda, que não é pior nem melhor que a do falante, simplesmente diferente.
Por Valentim Viana
0 comentários: